Um Jardim de Ervas Aromáticas

As ervas aromáticas fazem parte da história da Humanidade, temperando sua comida, aromatizando seus ambientes, purificando sua mente, tratando suas enfermidades.

O homem moderno havia esquecido seus benefícios, mas com a conscientização universal, passou a considerar novamente essencial o uso destas plantas que eram consideradas mágicas pelos antigos.

Para temperar seus pratos do dia a dia ou para requintadas iguarias, as ervas aromáticas sempre têm seu lugar na mesa. Diversas ervas aromáticas podem compor um jardim útil e perfumado. Plantar ervas aromáticas pode trazer outros benefícios, pois oferecem as mais variadas formas e ainda produzem flores delicadas e bonitas. Muitas dessas ervas são de pequeno porte e tão fáceis de cultivar que podem ser plantadas até em pequenos vasos ou jardineiras, formando um belo conjunto ornamental. Alecrim, alfavaca, camomila, cerefólio, melissa, erva-doce, hortelã, manjericão, sálvia, são apenas alguns exemplos.

tela-ervasaromaticasAs ervas são úteis na culinária, no artesanato e na decoração – saem atrevidamente do jardim e invadem sua casa. As ervas usadas na culinária são as mais plantadas. Os sabores frescos do tomilho, do manjericão, da segurelha, do orégano e da manjerona são incomparáveis.

Cultivam-se ervas que precisam de solo leve, em vasos. Quando plantadas em uma mistura de vaso bem drenada, ervas como o tomilho, a lavanda e o alecrim são bem sucedidos e têm uma ótima aparência. A erva-cidreira de fragrância doce tem flores e folhagens maravilhosas para chá ou para secar e usar em potpourri.

Uma das melhores ervas para cultivar em folhagens decorativas, inclui manjericão, manjericão de folha bronze, sálvia ornamental e ervas de folhas prateadas tais como santolina e lavanda.
É aconselhável plantar uma coleção de ervas usadas em culinária em um vaso de porcelana perto de uma janela ensolarada na cozinha. Elas estarão bem à mão quando você precisar delas. As ervas perenes devem ser colhidas quando desenvolverem botões. Esta é a época em que os óleos saborosos e cheirosos estão em seu pico de intensidade na planta, fornecendo uma experiência gourmet.

Como as ervas são muito saborosas, pode continuar a colher sempre que precisar, mesmo em outras épocas de crescimento. Em climas frios, no entanto, as ervas perenes resistentes precisam de um intervalo depois da colheita pesada, começando 45 dias antes da primeira geada para que se prepare para o inverno.
Portanto, é muito importante conhecer bem as exigências de cada uma delas.