Matérias sobre ‘G’

Voltar para a página principal

O goivo

O goivo é uma planta semi-herbácea, florífera, nativa da região mediterrânea. Seu porte é pequeno, atingindo cerca de 45 cm de altura, em média. Seu caule é ereto e levemente tortuoso e lenhoso na base. As folhas são lanceoladas e lineares, o que dá a folhagem uma coloração verde acinzentada. As flores surgem na primavera, em inflorescências eretas e terminais. Elas podem ser simples ou dobradas e de diversas cores, desde o branco, rosa, vermelho até o violeta, com diversas tonalidades intermediárias. (mais…)

A Gloriosa

A Gloriosa é uma trepadeira muito singular, de textura herbácea, raízes tuberosas e flores muito decorativas. Suas folhas são lanceoladas, longas e brilhantes. Seu crescimento é muito veloz nos meses quentes e pode atingir até 2 metros de altura. As flores são encantadoras. Elas são solitárias, com longos estames e pétalas recurvadas, como se estivessem invertidas. De bordos ondulados, as pétalas são amarelas na base e vermelhas nas extremidades. É uma trepadeira ótima para o cultivo anual, decorando suportes leves, como treliças delicadas, grades e cercas. (mais…)

A Gazânia

A Gazânia é excelente para bordaduras e maciços, pois é uma planta bastante rústica e campestre. Sua folhagem é verde na superfície e cinza na face inferior. Apresenta muitas variedades, com diferenças nas cores e combinações, qualidade das flores e rusticidade. As flores aparentes na verdade são os capítulos florais que protegem as flores diminutas amarelas que ficam no centro. Suas cores variam entre o amarelo, laranja, marrom, vinho e branco, escurecendo para o centro, com combinações destas cores sem, no entanto, serem malhadas. Devem ser cultivadas em pleno sol, em canteiros bem adubados com matéria orgânica e regados periodicamente. (mais…)

As Gailárdias

As Gailárdias são da mesma família das margaridas e dos girassóis. As suas flores estão reunidas em capítulos solitários, com o centro vermelho ou arroxeado e extremidades amarelo-alaranjadas. As folhas são alongadas e pilosas. Prestam-se para a formação de maciços e bordaduras, conferindo um estilo campestre à paisagem. Requer reformas anuais ou bianuais dos canteiros, de acordo com a variedade. A floração ocorre durante a primavera e o verão. Devem ser cultivadas à pleno sol, em solo fértil e bem drenado, com regas regulares. Tolerante à salinidade, adapta-se muito bem ao litoral. Pouco tolerante ao frio intenso. Multiplica-se por sementes e por divisão da planta.

A Glicinia

gliciniaOriginária da Ásia, a Glicinia é uma trepadeira que pode chegar a oito metros de comprimento. Ela produz belíssimas flores que podem medir até 45 centímetros. São geralmente na cor azul, embora também existam variedades com flores brancas ou flores rosadas. A Glicinia possui um perfume agradável e floresce durante a primavera e o verão, quando se cobre de lindos cachos de flores, e com menos intensidade, no outono. Mas pode levar vários anos para que isso aconteça. Os caules da Glicinia chegam a formar uma estrutura lenhosa de muito vigor, que geralmente demora cerca de três anos a ser consolidada, formando flores muito decorativas, normalmente cobrindo paredes, muros, arcos e outros. (mais…)

A Gloxínia

gloxiniaA Gloxínia é uma planta exótica que exibe em suas cores e formas toda a beleza e exuberância das matas tropicais. Intensamente colorida em tons avermelhados, rosados, alaranjados e arroxeados, a gloxínia ainda pode ser encontrada em variações que alternam a cor vinho ou púrpura, por exemplo, com as bordas das pétalas esbranquiçadas. Sua origem tropical pode ser notada no tamanho e características de flores e folhas: as flores, aveludadas e graúdas, podem atingir até 10 cm de diâmetro e a folhagem, igualmente de tamanho considerável, apresenta folhas ovaladas e também aveludadas. (mais…)

A Gypsofila

img-gypsofilaDelicadas e numerosas florezinhas brancas é a característica principal da Gypsofila, conhecida como mosquitinho. Da família dos Cravos, esta planta é muito utilizada como flor de corte, embelezando buquês de rosas e de flores do campo, principalmente. Planta herbácea, perene, de 60 a 90 cm de altura, de ramos muito finos e muito floríferos. . No paisagismo, cria um excelente efeito misturado com outras plantas de flores pequenas, em maciços e bordaduras, criando um ótimo efeito campestre. Aprecia o frio. Apesar de ser perene, é geralmente cultivada durante o ano todo, principalmente para o corte, em canteiros protegidos com estruturas de semi-sombreamento. (mais…)

O Girassol

o-girassolSeu nome significa “flor do sol”. Além de bonita, a planta é utilíssima, pois do girassol tudo é aproveitado – desde as sementes, até as flores e os ramos. Nos últimos anos, o girassol ganhou destaque como planta ornamental. O desenvolvimento de variedades com tamanho reduzido – os mini-girassóis permitiu que esta planta passasse a figurar em arranjos e decorações. Seu formato exótico e o tom amarelo-alaranjado intenso acrescentam vida e dinamismo aos ambientes. (mais…)

A Gérbera

gerberaEsta flor é originária da África do Sul. Ela foi descoberta pelo naturalista alemão Traug Gerber;
Atinge cerca de 40 cm de altura e possui, aproximadamente, vinte tonalidades diferentes e é vendida na versão de corte e vaso.
A Gérbera é a quinta flor mais vendida, muito apreciada em decorações de eventos, pois confere alegria e vivacidade a qualquer ambiente.

O Gladíolo

ft-gladaoloO gladíolo é desde muito tempo cultivado pelos povos antigos e a origem do nome, significa espada, gládios do latim. Suas flores estão disponíveis em uma grande variedade de formas, tamanhos, cores e combinações, incluindo as de cor branca, verde, creme, amarela, laranja, salmão, cor-de-rosa, vermelha, lilás e azul, entre outras. Nos jardins, formam belos maciços cobertos de grandes flores com tons variados que se destacam. É muito utilizada como flor-de-corte. Exige solo argilo-arenoso, sem encharcamento, e gosta de pleno sol. Eles devem ser cuidadosamente destacados no outonos, reunidos em sacos plásticos e estocados em local fresco ou em geladeira, até o plantio na primavera para florescer no verão.