Matérias sobre ‘F’

Voltar para a página principal

A Flox

floxNativa do estado do Texas nos Estados Unidos, a Flox é uma planta de cerca de 30 cm de altura e apresenta ramagem densa, macia e folhas verde-claras em forma de lança. As flores surgem em pequenos buquês, e podem ser de diversas cores e formas, principalmente brancas, azuis, roxas, vermelhas ou róseas, com mesclas entre estas cores. Elas ainda podem ser simples ou dobradas, de pétalas estreitas ou largas, lisas ou franjadas, de acordo com a variedade. A floração inicia-se no final do inverno, atingindo seu auge na primavera e se estende pelo verão. São muito atrativas para as borboletas. O Flox presta-se para a formação de maciços em gramados, ou como bordadura, além de ser muito plantada em vasos. (mais…)

A Frésia

a-fresiaA Frésia é conhecida em algumas regiões do Brasil por Junquilho. Trata-se de uma bela e perfumada flor originária do sul da África. Por suas cores vivas e o marcante perfume, a Frésia é muito utilizada na criação de arranjos florais decorativos. Nos jardins, seu plantio é recomendado em bordadura de canteiros, mas o resultado só será compensador, se houver boa incidência de luz, no local. As espécies apresentam muitas cores, geralmente fortes, que vão desde um azul puro, passam pelo púrpura e chegam ao branco. Reproduz-se por meio de bulbos perenes. Floresce nas regiões de clima frio a temperado, normalmente no final do inverno e prossegue na primavera. O cultivo é recomendado em locais ensolarados e com clima ameno, pois os bulbos precisam de temperatura fria para iniciarem o processo de germinação. (mais…)

A Flor de Lótus

lotusCultivadas em vasos imersos, tanques e lagoas, as Flores de Lótus gostam de lugares tranqüilos e ao sol. Floresce na primavera e no verão e representa a pureza do coração, pois se encontra limpa e imaculada em águas turvas e lodosas. Quando dispomos de um jardim grande, os tanques se tornam uma opção muito boa e adequada para decoração e ornamentação através de flores. Embora existam diversos vegetais aquáticos que merecem destaque, as Flores de Lótus são quase uma unanimidade, devido seu colorido vistoso e belo ao extremo, que fazem delas, um dos elementos decorativos mais apreciados no mundo, compondo uma parceria harmoniosa com os peixes ornamentais a serem colocados no tanque. (mais…)

A Flor de Maio

flores-de-sedaTambém conhecidas como flores-de-seda e podendo chegar a 60 centímetros de altura, as Flores-de-Maio florescem entre o outono e o inverno nas cores rosa, vermelha, branca ou amarelada, com uma fantástica beleza ornamental em seus tons dégradé. Embora seu nome indique o mês de maio, sua floração se inicia em abril, podendo se estender até julho, mas é realmente no mês de maio que ela se encontra no ápice de seu esplendor, tendo, inclusive, se tornado o presente mais apreciado para o Dia das Mães nas floriculturas brasileiras. (mais…)

A Flor de Lís

flor-de-lisA Flor de Lis da Sibéria é uma bela florífera, que forma touceiras grandes e de textura delicada. Suas folhas são delgadas, lineares como as de um capim e com coloração verde intensa. Ela forma touceiras volumosas, densas, com cerca de 50 a 120 cm de altura. As flores surgem no verão, sustentadas por hastes eretas e cilíndricas, elevadas acima da folhagem.

Estas flores são originalmente azuis, grandes e vistosas, mas atualmente há uma grande variedade de cultivares e híbridos, com flores de outras cores. Ocorrem também variedades de folhas variegadas de amarelo.

(mais…)