Matérias sobre ‘E’

Voltar para a página principal

A Ervilha-de-Cheiro

A Ervilha-de-Cheiro é uma trepadeira anual de inverno. Ela apresenta caule herbáceo, áspero e ascendente por meio de gavinhas que se desenvolvem nas pontas das folhas compostas. Suas flores são muito vistosas, perfumadas, solitárias e podem ser de cores e matizes variados, com degradé e combinações entre o azul, branco, amarelo, laranja, rosa e vermelho. Após a polinização formam-se vagens curtas, com sementes semelhantes a ervilhas, porém venenosas. A Ervilha-de-Cheiro é uma excelente trepadeira para pequenos suportes, como treliças e até mesmo cercas. (mais…)

Esperança

esperancaEssa planta é conhecida no nordeste brasileiro como Esperança. O nome Dente-de-Leão foi dado pelos normandos, povo que, entre outros, habitava o espaço geográfico que hoje corresponde à França. O nome dado por eles, provavelmente diz respeito a sua folhagem, cuja forma se assemelha a dos dentes de um leão. Originário da Eurásia, porém presente em várias regiões do mundo, nos hemisférios sul e norte, o Dente-de-Leão é uma planta com diversas propriedades medicinais. Sua raiz é usada como um tônico, purificador do sangue, para reumatismos, problemas de fígado e vesícula, como diurético, laxativo, estimulador do apetite e para facilitar a digestão, entre outras. (mais…)

A Estrelícia

a-estreliciaTambém conhecida como ave-do-paraíso, por seu formato nos fazer lembrar uma vivaz e colorida ave, a Estrelícia é uma herbácea que pode chegar a um metro e meio de altura, capaz de produzir flores, desde que cultivada sob luz solar intensa. Essa planta, no seu conjunto, produz um efeito exótico, muito elegante e extremamente belo. Ela gosta de muita luminosidade, deve ser cultivada preferencialmente a sol pleno, em climas quentes, subtropicais e mediterrânicos, ao ar livre. Nos jardins se encontra flores durante todo o ano. Não deve enfrentar temperatura inferior a cinco graus centígrados. Para florescer, precisa de temperaturas superiores a 10 graus, com irrigações moderadas durante o ano todo. (mais…)