Matérias sobre ‘B’

Voltar para a página principal

O Beijo-de-Frade

beijo-de-fradeO Beijo-de-Frade é uma florífera de textura herbácea muito popular. Suas folhas são lanceoladas, verdes, com bordos serrilhados. Os caules são suculentos, eretos e ramificados e podem ser verdes ou avermelhados. As flores axilares, são formadas durante todo o ano e podem ser simples, semi-dobradas ou dobradas, de coloração vermelha, creme, laranja, rósea, branca, roxa ou mesclada. Os pequenos frutos são como cápsulas e estouram ao mínimo toque quando maduros, lançando as sementes marrons. O Beijo-de-Frade é uma boa escolha para a formação de canteiros, bordaduras e maciços anuais, principalmente quando se deseja flores abundantes. (mais…)

A Babiana

babianaA Babiana é uma planta bulbosa, de textura herbácea, que encanta a todos com suas flores azuladas e delicadamente perfumadas. Suas folhas têm forma de espada, são eretas e plissadas. Alcançam de 20 a 30 centímetros de altura. Elas crescem no meio do inverno e permanecem até o verão, quando amarelecem, secam e caem. As flores surgem na primavera, em inflorescências elevadas acima da folhagem, por longas hastes. Elas são simples, com seis pétalas cada, em diversos tons de azul, roxo, rosa, amarelo, vermelho e branco, de acordo com a cultivar. No jardim, esta florífera perfumada é excelente para a formação de maciços e bordaduras. (mais…)

A Bromélia

bromeliasAs Bromélias não são parasitas como muitas pessoas pensam. Na natureza, aparecem como epífitas (simplesmente apoiando-se em outro vegetal para obter mais luz e mais ventilação), terrestres ou rupícolas (espécies que crescem sobre as pedras) e compõem uma das mais adaptáveis famílias de plantas do mundo, pois apresentam uma impressionante resistência para sobreviver e apresentar infinitas e curiosas variedades de formas e combinações de cores. (mais…)

O Brinco de Princesa

brinco-de-princesaA flor Brinco de princesa é adequada para o cultivo em jardim de inverno e em vasos dentro de casa. As flores são pendentes e em formato de sino duplo, possuem muitas pétalas, em geral de cores contrastantes, como roxo, vermelhos. Branco e rosa. São formadas durante a primavera e o verão. O brinco de princesa precisa de quatro horas de luz solar direta por dia. A temperatura ideal para essa planta, pode oscilar entre 10 e 22° C. O solo deve ser mantido sempre úmido, regando diariamente. Na época de florescimento, é preciso ser fertilizada a cada duas semanas. A multiplicação desta planta acontece por estacas de caule.

A Begônia

a-begoniaBegônias são plantas ornamentais de folhagem característica, e ocasionalmente flores atraentes. Estimativas apontam para cerca de 1000 espécies de begônias. As begônias provêm principalmente da América tropical, de florestas umidas ou nichos de umidade das savanas. Algumas espécies apresentam tubérculos subterrâneos que as mantêm vivas por muitos anos. As assim chamadas “begônias tuberosas” são apreciadas por serem plantas duradouras, que podem ser armazenadas em forma de tubérculos fora da terra durante algum tempo para rebrotar na época apropriada. (mais…)

A Boca de Leão

a-boca-de-leaoA Boca de Leão é excelente para a formação de canteiros e maciços a pleno sol. Ela também é utilizada em vasos e jardineiras, assim como flor-de-corte. Seu porte e textura é herbáceo e apresenta folhas lanceoladas e pequenas. As flores são formadas no final do inverno e início da primavera. Possuem um formato especial que deu origem ao nome popular desta planta. Existem muitas variedades com flores de cores e combinações diversas. Devem ser cultivadas em solo composto de terra de jardim e terra vegetal, com regas regulares. Aprecia o frio e necessita replantio. Multiplica-se por sementes.