ABIEF participa de campanha nacional sobre consumo responsável dos plásticos

Entrou no ar no dia 11 de setembro, em horário nobre na TV Globo, uma campanha para incentivar o uso e o descarte adequados das sacolas plásticas. Com aporte de R$ 7 milhões para a primeira fase – até o final de 2009 – a ação foi desenvolvida pela cadeia produtiva dos plásticos, que se reuniu pela primeira vez para promover a responsabilidade compartilhada e a sustentabilidade.

A campanha foi desenvolvida pela agência W/ e contará com veiculações em TVs, jornais e revistas, destacando os benefícios do plástico e a relevância da questão dos resíduos sólidos urbanos. A intenção é reforçar que a solução desse problema depende da conscientização da sociedade sobre conceitos como o dos 3’Rs (reduzir, reutilizar e reciclar as embalagens).

Para que esse posicionamento sensibilize a população, a cadeia produtiva do plástico tem atuado para resolver outra questão – a padronização das sacolas plásticas disponíveis no mercado. Quando fabricadas de acordo com a norma ABNT 14.937, as sacolas ficam mais resistentes e oferecem segurança ao consumidor, que não precisa usar a embalagem pela metade ou utilizá-la em duplicidade ou triplicidade.

No final de 2007, o setor lançou o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas e, com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e de suas correspondentes estaduais, passou a estimular os supermercados a adotarem as sacolas dentro da norma. O Programa chegou a diversos estados brasileiros e tem registrado índices significativos de utilização responsável das sacolas. Somente o Pão de Açúcar, já registrou queda de 35% no uso de sacolas em sua rede por todo o Brasil. As redes de supermercados G. Barbosa (BA) e Zaffari (RS) também aderiram.

Como continuidade do Programa, a nova campanha reforça a importância desse tipo de embalagem na vida das pessoas e mostra que, com uso responsável, ela oferece conveniência e ajuda na preservação do meio ambiente. Até porque a sacola plástica é uma preferência nacional. Pesquisa realizada pelo Ibope em 2007, e atualizada em junho de 2009, mostra que mais de 70% dos entrevistados consideram as sacolas plásticas uma forma ideal para transportar suas compras e 100% a reutilizam tanto para o descarte do lixo doméstico, dispensando a compra de sacos para esse fim, quanto para outras finalidades (embalar roupas molhadas, guarda-chuva e etc).

A iniciativa da campanha é da Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos, em parceria com a ABIEF e com o Instituto Nacional do Plástico (INP), e conta com o apoio de toda a cadeia produtiva, inclusive as petroquímicas. A apresentação da campanha foi feita na sede da Abras, em São Paulo, dia 09 de setembro com a presença dos líderes das entidades participantes, do publicitário Washington Olivetto, da mídia e de empresários do setor.

imagens-campanha

Deixe um Comentário

Current day month ye@r *